image1

Primeiro ‘Summit de Carne Sustentável da América Latina’

Com metas globais para ampliar o impacto positivo de seus negócios, a Arcos Dorados reiterou o seu compromisso com o meio ambiente sediando o primeiro Summit de Carne Sustentável da América Latina (Latin American Sustainable Beef Vision Summit).


O evento reuniu representantes-chave da pecuária sustentável do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, México,  e os principais representantes do setor global de stakeholders em gado sustentável para definir a visão do que centenas de empresas podem fazer realisticamente para dar uma contribuição positiva ao avanço da sustentabilidade da carne bovina.


A atividade teve como objetivo de apresentar, em formato de mesas redondas, a visão de como as empresas podem contribuir positivamente para o avanço da sustentabilidade na produção de carne bovina. 

Tópicos abordados

Alguns dos importantes tópicos abordados pelos líderes globais foram biodiversidade, uso responsável de antibióticos e sequestro de carbono. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer, no último dia de Summit (12), a Fazenda Mantiqueira, do Grupo Roncador, em Pindamonhangaba (SP), para ver de perto o processo de produção da carne sustentável.

Quem participou

Entre os participantes, estiveram presentes Gabriel Serber - Diretor de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável na Arcos Dorados; Leonardo Lima - Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável na Arcos Dorados, Alvaro Pereira – da Globescan, Julian Chara - do CIPAV, Mateus da Costa - Professor da Universidade de São Paulo e João Shimada - da Earth Innovation, além de outros representantes de organizações como a FAO, a Agenda Global para Pecuária Sustentável e UNDP.

Data e local do evento

De 10 a 12 de julho de 2019, na Hamburger University, em Alphaville

Sobre o GRSP - Global Roundtable for Sustainable Beef

O GRSB (Global Roundtable for Sustainable Beef) é uma iniciativa global desenvolvida para promover a melhoria contínua da pecuária sustentável por meio da liderança, ciência, engajamento e colaboração de múltiplas partes interessadas. O GRSB prevê um mundo em que todos os aspectos da cadeia de valor da carne bovina são ambientalmente saudáveis, socialmente responsáveis ​​e economicamente viáveis.

Realizações

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, anunciou que vai  ampliar a compra de carne produzida por meio de práticas sustentáveis. Desde que começou a investir nessa frente, há três anos, a companhia já quadruplicou o volume de proteína advinda desse modelo de pecuária. 


O anúncio foi feito pelo Diretor de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, Gabriel Serber, durante o primeiro Summit de Carne Sustentável da América Latina (Latin American Sustainable Beef Vision Summit), promovido pela GRSB (Global Roundtable for Sustainable Beef) e sediado na Hamburger University, em São Paulo. “Temos um compromisso global de sustentabilidade, que chamamos Escala para o Bem. Organizado em torno de cinco eixos, como Nutrição Infantil, Carne Sustentável, Embalagem & Reciclagem, Mudanças Climáticas e Oportunidade e formação para emprego jovem, a Escala para o Bem reforça nossa estratégia de gerar impactos positivos através do negócio, para as pessoas e para o planeta. Nossa meta de ampliar progressivamente o consumo de carne mais sustentável é uma das maneiras que temos de gerar transformações e influenciar também o setor nessa direção”, afirma Gabriel. 


Para serem consideradas fazendas com pecuária sustentável elas devem seguir uma série de boas práticas internacionais, como terem desmatamento zero, não estarem localizados em unidades de conservação ou áreas indígenas, não terem trabalho análogo ao de escravo ou trabalho infantil e passarem por auditorias de verificação periódicas feitos por entidades externas. Além disso, devem atender aos indicadores e critérios do GTPS. Todo esse trabalho tem como foco preservar a biodiversidade em geral e ao mesmo tempo aumentar a eficiência e produtividade - produzindo mais na mesma quantidade de terra, respeitando os aspectos éticos, humanos e ambientais e promovendo práticas de bem-estar animal.


A Sustentabilidade sempre fez parte da agenda da Arcos Dorados, comenta Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável. A empresa desempenhou um papel fundamental de liderança na criação do GRSB em 2011, responsável por desenvolver um conjunto global de princípios e critérios para a carne bovina sustentável. Tem ainda, trabalhado para desenvolver sua rede de fornecedores com foco em atender aos critérios definidos pelo Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável – GTPS. “ Um exemplo é o apoio à Pecsa – Pecuária Sustentável da Amazônia, empresa de gestão e parceria agropecuária que desenvolve suas atividades na região de Alta Floresta, no Mato Grosso, com iniciativas que passam pela mecanização  até métodos  mais eficazes de rastreamento de produto” destaca o executivo. 


“Essa é uma preocupação histórica, um assunto prioritário dentro da companhia. Prova disso são as certificações que foram conquistadas junto a entidades de relevância no setor, como a Marine Stewartship Council (MSC) para o peixe do McFish, a Forest Stewardship Council (FSC) para as nossas embalagens, e a Rainforest Alliance para o nosso café. Temos orgulho por termos sido pioneiros em mais um avanço sustentável. Esperamos incentivar todo o setor a fazer o mesmo”, destaca Lima. 

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  

Depoimentos

Somos uma empresa com longo histórico de investimentos em iniciativas conscientes e temos como desafio diário encontrar novas oportunidades dentro dessa área de atuação, que é prioritária para nós. Nosso principal produto é feito de carne bovina, por isso ocupamos um papel fundamental nessa cadeia produtiva. Temos orgulho em ser, desde 2017, a primeira companhia do segmento de serviço rápido de alimentação a adquirir o produto proveniente de regiões verificadas como sustentáveis e, a partir desse projeto, contribuir diretamente para a conservação do meio ambiente e o estímulo do consumo responsável. 


- Gabriel Serber, Diretor de Compromisso Social e 

Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados

O McDonald's acredita que a educação é a chave. A oportunidade de abrir nossas portas e sediar um evento de tamanha grandeza como o primeiro Summit de Carne Sustentável da América Latina em apoio ao meio ambiente é um reflexo das iniciativas do McDonald’s nos últimos anos. Devemos aprender a trabalhar juntos, ou seja, nos unir, se quisermos agregar valor às nossas comunidades"


- Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável 

da Arcos Dorados

A agenda do evento trouxe à tona as principais tendências sobre sustentabilidade de toda a América Latina. Estou entusiasmada por nossos membros terem se comprometido de tal forma e colaborado tanto com o Summit. Aguardo ansiosa para que todas as nossas estratégias se concretizem.


- Josefina Eisele, Diretora da Mesa Redonda de 

Carne Sustentável na América Latina

Assista aos vídeos do evento

Alfred Fast (Vídeo curto) - President, FECOPROD Paraguay

Alfred Fast (Palestra) - President, FECOPROD Paraguay


Álvaro Almeida (Vídeo curto) - Diretor Brasil, LA GLOBESCAN

Álvaro Almeida (Palestra) - Diretor Brasil, LA GLOBESCAN


Ana Doralina Menezes - General Coordinator, Associação Brasileira de Angus


Breno Felix (Vídeo curto) - Digital Agribusiness, Agrotools Brasil 

Breno Felix (Palestra) - Digital Agribusiness, Agrotools Brasil

Breno Felix, Digital Agribusiness, Agrotools Brasil e Luiz Amaral, Global Manager, World Resources Institute (Q&A)


Carolyn Opio (Vídeo curto) - Livestock Policy Offer and Team Coordinator, FAO Italy

Carolyn Opio (Palestra) - Livestock Policy Offer and Team Coordinator, FAO Italy


Caio Penido - Presidente, GTPS Brasil


Cid Sanches (Vídeo curto) - External Consultant, RTRS

Cid Sanches (Palestra) - External Consultant, RTRS


David Calderon (Vídeo curto) - Agriculture Projects Coordinator, Solidaridad Network

David Calderon (Palestra) - Agriculture Projects Coordinator, Solidaridad Network


Eddie Pesantez - Undersecretary of Livestock Production; Ministry of Livestock and Agriculture, Ecuador


Fernando Sampaio (Vídeo curto) - CEO, Produzir, Conservar, Incluir MT

Fernando Sampaio (Palestra) - CEO, Produzir, Conservar, Incluir MT


Francisco Fonseca, Sustainable Production Coordinator, TNC e Téia Fava, Diretora, ACRIMAT MT (Vídeo curto)

Francisco Fonseca, Sustainable Production Coordinator, TNC e Téia Fava, Diretora, ACRIMAT MT (Palestra)


Fritz Schneider (Video curto) - Chair, Global Agenda for Sustainable Livestock

Fritz Schneider (Palestra) - Chair, Global Agenda for Sustainable Livestock


Gabriel Serber - Diretor Geral, Arcos Dorados


Gustavo Faria - Consultant, GTPS Brasil


Haroldo Machado (Vídeo curto) - Senior Advisor, PNUD Brasil

Haroldo Machado (Palestra) - Senior Advisor, PNUD Brasil


Isabel Nepstad (Vídeo curto) - Program Manager, Solidariedad Network, China

Isabel Nepstad (Palestra) - Program Manager, Solidariedad Network, China 


Josefina Eisele - Director for Latin America, Global Roundtable for Sustainable Beef


Leonardo Lima (Opening Session) - Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável, Arcos Dorados

Leonardo Lima (Vídeo curto) - Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável, Arcos Dorados

Leonardo Lima (Palestra) - Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável, Arcos Dorados


Leonel Almeida - Sustainability Manager, Marfrig


Luiz Amaral (Vídeo curto) - Global Manager - World Resources Institute 

Luiz Amaral (Palestra) - Global Manager - World Resources Institute 


Marcello Manella - Director of Animal Nutrition, SilvaFeed 


Mateus Paranhos (Vídeo curto) - Professor in Ethology and Animal Welfare, São Paulo State University

Mateus Paranhos (Palestra) - Professor in Ethology and Animal Welfare, São Paulo State University


Octaviano Pereira Neto - Beef Technical Manager, Elanco Brasil


Phillip Rothrock - Senior Associate Forest, Trends Association USA

Phillip Rothrock - Senior Associate Forest, Trends Association USA


Rachel Sherman (Vídeo curto) - Global Director of Sustainability, McDonald's Corporation

Rachel Sherman (Palestra) - Global Director of Sustainability, McDonald's Corporation


Rafael Zavala (Vídeo curto) - Brazil Representative - FAO

Rafael Zavala (Palestra) - Brazil Representative - FAO


Ruaraidh Petre (Vídeo curto) - Executive Director, Global Roundtable for Sustainable Beef

Ruaraidh Petre (Palestra) - Executive Director, Global Roundtable for Sustainable Beef


Rusong Li (Vídeo curto) - China Country Manager, Solidariedad Network

Rusong Li (Palestra) - China Country Manager, Solidariedad Network


Sareh Forouzesh (Vídeo curto) - Senior Manager Forest, Carbon Disclosure Project

Sareh Forouzesh (Palestra) - Senior Manager Forest, Carbon Disclosure Project


Téia Fava - Diretora, ACRIMAT MT


Thais Fontes - CSR Manager, Rabobank


Victor Tonelli (Vídeo curto) - Analista de Consumo en Ganados y Carnes, Victor Tonelli & Associados, Argentina

Victor Tonelli - (Palestra) - Analista de Consumo en Ganados y Carnes, Victor Tonelli & Associados, Argentina


Walter Oyhantcabal (Vídeo curto)- Director of Agriculture and Climate Change; Ministry of Agriculture, Livestock and Fisheries, Uruguay

Walter Oyhantcabal (Palestra) - Director of Agriculture and Climate Change; Ministry of Agriculture, Livestock and Fisheries, Uruguay

image2